Notícias

Espigão Alto do Iguaçu - Recuperação de nascentes em fase de conclusão no Núcleo Universal dos Paraguaios

`
Recuperação de nascentes em fase de conclusão no Núcleo Universal dos Paraguaios
O projeto tem a Engie Brasil como parceira numa ação que pretende recuperar 200 nascentes no município
Técnicos da secretaria municipal de Meio Ambiente, Agricultura e de Recursos Hídricos estiveram na última sexta-feira (24), em mais uma ação dentro programa de nascentes “Nossa Água, Nossa Gente”. Que tem como objetivo recuperar 200 nascentes no município de Espigão Alto do Iguaçu. Com isso, promover a restauração ecológica em áreas prioritárias visando a proteção e conservação de recursos hídricos e da biodiversidade.
De acordo com o técnico ambiental, Ladislau Stachelski até o início desta semana essa etapa na comunidade Núcleo Universal dos Paraguaios deverá ser concluída, onde doze nascentes estarão protegidas garantindo água de qualidade para cerca de 100 famílias dos paraguaios, além das famílias de assentados que fazem divisa naquela região.
“A vazão de água de duas destas nascentes que trabalhamos nesta etapa nos surpreendeu, onde foram mais de 10 mil litros de água que esgotamos para poder fazer a recuperação e preservação das mesmas. Sendo que uma delas vai abastecer o reservatório de água de cinco mil litros, que vai ficar ao lado da praça central na comunidade”, detalhou Lalau.
BERÇO DE ÁGUAS
O programa teve início pela comunidade do Núcleo Universal dos Paraguaios, onde os técnicos ambientais da prefeitura pretendem recuperar nascentes, que deverá fornecer água de qualidade para mais de 100 famílias, ligada a Agricultura Familiar. Estão à frente dos trabalhos a Engenheira Ambiental, Tatiane Negoceki, Rogério Wieczorkowski e Ladislau Stachelski. Alunos da escola municipal do Distrito da Boa Vista de São Roque fizeram o plantio de flores e mudas nativas, entre elas de Erva Mate.
QUALIDADE DE VIDA
Proteção de nascentes melhora saúde de agricultores e seus familiares, proporcionando água de boa qualidade, num projeto de captação de água e de proteção das nascentes nas propriedades rurais, no município de Espigão Alto do Iguaçu. O recurso natural é utilizado para consumo da família e dos animais, além da limpeza nas salas de ordenhas.
COMUNIDADE
No programa os moradores precisam dar sua contribuição participando ativamente dos trabalhos de recuperação. Fato este que tem acontecido na comunidade dos Paraguaios, onde voluntários estão dando apoio aos técnicos da prefeitura. Representando a comunidade do Núcleo Universal dos Paraguaios, Claudemir Pereira comentou que a recuperação das nascentes na comunidade é uma benção de Deus, pois uma única fonte poderá ser utilizada por diversas famílias. “Com ajuda da prefeitura e da Engie vamos recuperar todas as nascentes no nosso entorno. Uma ação de suma importância para comunidade e a natureza”, frisou.
NOVAS AÇÕES
A secretaria municipal de Meio Ambiente já anunciou que nos próximos dias deverá acontecer uma reunião com moradores do Assentamento Recanto Feliz, onde vai acontecer a próxima etapa do programa.

Assessoria

29/03/2023