Notícias

Espigão Alto do Iguaçu - Programa de recuperação de nascentes realiza novas ações

`

ENGIE NA COMUNIDADE

 

O projeto é desenvolvido pela secretaria municipal de Meio Ambiente, Agricultura e de Recursos Hídricos, em parceria com a Engie Brasil, Usina Hidrelétrica de Salto Osório
O programa de nascentes “Nossa Água, Nossa Gente”, esteve nesta semana em duas propriedades da comunidade Linha Bracatinga e Distrito da Boa Vista. Tendo a frente o técnico ambiental, Ladislau Stachelski “Lalau”.
Famílias beneficiadas nesta etapa:
Edenilson Hrysay- 01 Nascentes
Fabiano Schmidt- 02 Nascentes.
ÁGUA DE QUALIDADE E PROTEGIDA
Criado nesta gestão o programa tem como objetivo promover a restauração ecológica em áreas prioritárias visando a proteção e conservação de recursos hídricos e da biodiversidade.
Proteção de nascentes melhora saúde de agricultores e seus familiares, proporcionando água de boa qualidade, num projeto de captação de água e de proteção das nascentes nas propriedades rurais, no município de Espigão Alto do Iguaçu. O recurso natural é utilizado para consumo da família e dos animais, além da limpeza nas salas de ordenhas.
“Além de uma água de qualidade e protegida, o programa tem atingido os objetivos de conscientizar as pessoas, a exemplo disso é o aprendizado que o agricultor adquiri, onde ele mesmo se manifesta no comprometimento de recuperar outras nascentes e áreas degradas dentro das propriedades”, ressaltou o técnico ambiental, Ladislau Stachelski “Lalau”.
Análises laboratoriais demonstram que a grande maioria das fontes de captações de águas de nascentes estão contaminadas de coliformes fecais em níveis superiores aos permitidos para o consumo humano. Por isso a importância do isolamento das áreas que possuem nascentes naturais.
MATA CILIAR E A ÁGUA
As matas ciliares são fundamentais para manter a qualidade da água para todos. Assim como nossos cílios impedem que a sujeira entre em nossos olhos, a vegetação existente no entorno de nascentes, córregos e rios, protege a água. Sem mata ciliar, nascentes podem secar, margens de rios e riachos desabam (solapam) e a infiltração de água no solo diminui, reduzindo as reservas de água do solo e do lençol freático.

Assessoria

18/03/2024