Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Sobre a Cantuquiriguaçu

Cantuquiriguaçu, 25 anos na história do Paraná

Associação lembra trajetória da região que hoje é destaque no Estado e no País

A união faz a força. Esse ditado, talvez o mais gasto de todos, reflete com precisão a essência da Associação de Municípios da Cantuquiriguaçu, a que chamamos de Cantu. A entidade é o elo da união de 20 municípios do Médio Centro Oeste do Paraná, que juntos lutam por mais desenvolvimento para suas cidades.

O início

Há 25 anos, mais especificamente no dia 07 de agosto de 1984, o então prefeito Valmir Gomes da Rocha Loures, de Laranjeiras do Sul, e João Ceccura, de Palmital, (ambos já falecidos) fundaram a associação dos municípios da Cantuquiriguaçu. O nome foi escolhido em virtude dos municípios associados se localizarem nos vales dos rios Cantu, Piquiri e Iguaçu. João Ceccura foi o primeiro presidente da Cantuquiriguaçu.

A associação iniciou com sua sede em Curitiba e era formada, além de Laranjeiras do Sul e Palmital, por Altamira do Paraná, Guaraniaçu, Catanduvas, Ibema, Cantagalo, Turvo, Pinhão, Pitanga, Nova Tebas e Campo Bonito. Com

o passar dos anos, os territórios foram se ajustando. Novos municípios surgiram e o grupo mudou sua formação.

Funcionamento

A Cantu é mantida exclusivamente com recursos das mensalidades repassadas pelos municípios. a Associação tem a missão de liderar, planejar, reivindicar, assessorar e empreender, buscando o desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu.

No Censo de 2000 foi identificado um esvaziamento demográfico e índices de desenvolvimento, preocupantes. A partir disto, os Prefeitos buscaram apoio junto ao Governo do Estado, e numa parceria com vários órgãos deram ínicio ao Plano Diretor. De forma participativa, levantaram um diagnóstico amplo da região e um prognóstico.

Mudança da sede

A primeira ação concreta desse processo foi a transferência do escritório da Associação para Laranjeiras do Sul, em 2002, quando era presidente da Associação Claudir Justi, prefeito de Laranjeiras do Sul. Posteriormente, fez-se a escolha dos técnicos municipais que, após treinamento, articularam os líderes locais para identificarem as potencialidades e limitações da região.

Plano Diretor

O Plano estabelece diretrizes para a formulação de projetos estratégicos para promover a melhoria da qualidade de vida da população dos municípios da Cantu. O Plano constitui-se no instrumento que orienta a tomada de decisão dos gestores públicos e privados, tendo em vista sua consistência decorrente da grande participação dos segmentos sociais e econômicos na sua geração.

Diretrizes

O Plano Diretor para o Desenvolvimento da Cantuquiriguaçu definiu as 10 diretrizes que devem orientar as ações estratégicas e os projetos para a região da Cantuquiriguaçu se desenvolver, são elas:

  1. Resgate da cidadania e garantia de acesso às políticas públicas

  2. Geração de postos de trabalho e renda

  3. Educação e alfabetização de jovens e adultos

  4. Capacitação em todos os níveis e setores

  5. Atração e retenção na região de profissionais das mais diversas áreas (professores, agrônomos, veterinários, engenheiros, médicos, etc...)

  6. Integração intersetorial dentro dos municípios e na região

  7. Parcerias e consórcios intermunicipais

  8. Parcerias com entes externos à região (Governos Federal, Estadual e ONGs)

  9. Fomento à agroindustrialização na região

  10. Otimização no uso da infra-estrutura e recursos regionais (ferroeste, usinas, lagos e BR 277)

 

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854